Apresentação ADIPA

A Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares – ADIPA foi criada em 1975 por escritura pública de 26 de Março por um conjunto de empresas grossistas com o intuito de constituir uma organização que promovesse a defesa do setor da distribuição grossista alimentar, setor de extrema relevância no seio da economia nacional.
Os seus membros fundadores tiveram como principal objetivo a constituição de uma estrutura de representação do setor, constituindo para o efeito a associação como uma pessoa coletiva de direito privado, sem fins lucrativos.
A ADIPA é uma associação sectorial de âmbito nacional e que associa todas as entidades privadas que se dediquem à comercialização de produtos alimentares.
A actividade desenvolvida pelas empresas associadas insere-se no âmbito distribuição alimentar, através dos canais grossista e retalhista, independente.
A ADIPA representa ainda as entidades privadas que não tenham associação representativa correspondente à sua atividade específica desde que exerçam atividade no comércio grossista ou no comércio retalhista de géneros alimentícios, bebidas, artigos de higiene, conservação e limpeza.
A sua ação desenvolve-se em diversas áreas de intervenção, quer na vertente institucional de representação do setor, quer na vertente de apoio às empresas associadas através dos seus serviços técnicos.
Na vertente institucional destacam-se diversas áreas de intervenção, nomeadamente a participação ativa na ação desenvolvida pela CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, estrutura de cúpula de representação do setor do comércio e serviços, na contratação coletiva, sendo responsável pela negociação e revisão anual das condições do CCT – Contrato Coletivo de Trabalho para o setor com as respetivas organizações sindicais e na representação direta do setor junto de diversos organismos públicos.
Na vertente de apoio técnico prestado às empresas associadas, destacam-se os diversos serviços que a associação entretanto criou para o efeito, nomeando-se a título de exemplo os serviços informativos existentes nas áreas contabilístico e fiscal, económico, impostos e taxas, segurança, higiene e saúde no trabalho e os serviços de consultadoria jurídica.
Ainda neste âmbito destaca-se o trabalho desenvolvido ao nível da formação profissional, onde a associação vem mantendo ao longo dos últimos anos uma colaboração estreita com o CECOA – Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins, entidade protocolada entre o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e a CCP, que lhe permite disponibilizar uma vasta oferta formativa para as empresas associadas, que por essa via podem por um lado dinamizar as suas estruturas e por outro dar cumprimento às obrigações previstas na Lei no que concerne à formação a ministrar aos trabalhadores.
Ao nível da inovação e conhecimento, a associação promove a organização de sessões de esclarecimento e seminários para os seus associados, onde debate os mais diversos temas da atualidade e de interesse para o setor por forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável das empresas. A presença na Alimentária Lisboa constitui um marco essencial nesta vertente, tendo a ADIPA colaborado com a sua comissão organizadora desde a primeira Alimentária que se realizou em 1991.